Reclamações contra TV paga, que perde clientes, aumentam

TV Paga. Foto: Divulgação

Vinícius Andrade no site Notícias da TV informa que a TV paga perdeu 1.231.302 assinantes nos últimos 12 meses, o que resulta em uma média de 140,5 rompimentos de contratos por hora. Mesmo com menos clientes, as reclamações contra as principais empresas que prestam o serviço apresentaram alta nos primeiros meses de 2019. Só no Procon-SP, o aumento foi de 53% no primeiro semestre. Um levantamento feito pelo Reclame Aqui, a pedido do Notícias da TV, mostra que o volume de queixas contra três das principais marcas do setor (Net, Claro e Sky) é altíssimo: no site, foram registradas 75.271 reclamações entre janeiro e julho de 2019. Vivo e Oi não entraram na pesquisa porque os dados estão misturados com os serviços de telefonia e internet. Como comparação, somando os primeiros sete meses de 2017, 2018 e 2019, os quatro principais streamings no Brasil (Netflix, Globoplay, HBO Go e Prime Video) tiveram menos da metade de queixas (30.052).

De acordo com a publicação, o principal problema dos clientes das operadoras é o cancelamento: quatro em cada dez pessoas que escrevem no Reclame Aqui relatam dificuldades na hora de cancelar o pacote ou mesmo alguns canais que estão pesando na fatura. “O aumento nas reclamações acontece pela qualidade do serviço e, principalmente, pela dificuldade que as TVs por assinatura colocam para você cancelar um serviço ou algum pacote. Por exemplo, você decide pegar um canal de esporte extra e vai pagar um pouquinho a mais todo mês. Se você quiser cancelar depois, existe uma dificuldade imensa”, explica Felipe Paniago, diretor de operações do Reclame Aqui. “Você fica pingando de atendente para atendente, oferecem um desconto, e isso gera muitos problemas. As TVs por assinatura não dão uma resposta satisfatória para o cliente”, defende Paniago.

Não é difícil encontrar queixas de consumidores contra operadoras de TV por assinatura no Reclame Aqui. Net, Sky e Claro têm algo em comum: não responderam a nenhum cliente que comunicou problemas no último semestre. Um dos relatos é de um usuário de Santo André, na Grande São Paulo (o Reclame Aqui não divulga publicamente os dados do reclamante). Cliente da Net, ele expôe uma dificuldade em cancelar sua assinatura com a TV paga para continuar apenas com os serviços de internet e telefone fixo. “Cada vez que ligo a conversa é diferente. Na primeira negociação, ofereceram aumentar a minha internet. Não aceitei e não cancelaram. Liguei novamente e ofereceram 120 Mb de internet mais o telefone fixo por R$ 130/mês. Concordei”, relata, completa o site.

Categorias
Series & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por