Ali Kamel sobre demissão de Dony: ‘A Globo sabe separar os erros irreparáveis daqueles desculpáveis’

Ali Kamel, diretor da Globo. Foto: Reprodução/Memória Globo

O diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, escreveu um artigo respondendo ao jornal Folha de S.Paulo. “O artigo ‘Maior canal do país não sabe lidar com choque na área digital’, de Nelson de Sá (publicado na Ilustrada, nesta sexta (2), na pág. C1 da edição impressa) parte de premissas incorretas. Ninguém na emissora pensa em substitutos para William Bonner, essa questão não está posta. E ninguém com conhecimento de causa diria que os profissionais citados (que ‘caíram pelo caminho’) pudessem ter sido cogitados para a missão”.

O diretor desenvolve o raciocínio: “Não é verdade que a Globo, diante das notícias sobre Dony De Nuccio, tenha se limitado a uma simples advertência. De início, a emissora o advertiu sim, mas porque Dony se desculpou, comprometeu-se a encerrar atividades da empresa, afirmou que não tinha negociado valores e que não tinha agido com dolo. A Globo sabe separar os erros irreparáveis daqueles desculpáveis. Quando o jornalista foi confrontado com novas revelações, a Globo aceitou o pedido de demissão ‘com a certeza de que era o melhor caminho’. Apesar de informado, o analista não se referiu corretamente às regras sobre publicidade no jornalismo”.

E completa: “É espantoso que o articulista diga que a Globo não sabe lidar com choques da era digital apenas porque a emissora admitiu, sensatamente, que esse novo mundo obriga todos a revisitar continuamente os temas. Esta é a forma de agir de toda empresa que queira continuar a ser forte e contemporânea”.

Dony De Nuccio teve atividades com o banco Bradesco, em mais de R$ 7 milhões, e com a Amil, em mais de R$ 1 milhão, enquanto era funcionário da emissora.

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por