Autor de novelas que peitou a Globo deixa a Record após geladeira: ‘últimos cinco anos frustrantes’

Marcílio Moraes em entrevista para o Canal Curta. Foto: Reprodução/YouTube

Reportagem de Daniel Castro no site Notícias da TV informa que o primeiro autor de novelas da Globo a acreditar no projeto de teledramaturgia que a Record lançou em 2004, Marcílio Moraes está deixando a rede de Edir Macedo após quase 15 anos de casa, cinco deles numa geladeira glacial. Seu contrato vence no próximo dia 31 e não será renovado. “Não fui procurado pela direção da emissora para conversar sobre isso e, devo dizer, também não os procurei com este fim”, confessa Marcílio, 75 anos, que assinou obras como Sonho Meu (1993), na Globo, e Essas Mulheres (2005) e Vidas Opostas (2007), na Record.

De acordo com a publicação, o desinteresse se explica. Seu último trabalho televisionado foi a minissérie Plano Alto, no fim de 2014. “Os primeiros nove anos na Record foram excelentes. Tive oportunidade e liberdade para escrever novelas e séries de sucesso e relevantes para a dramaturgia televisiva. Os últimos cinco anos foram frustrantes para mim. Nada emplaquei, a não ser reprises”, resume. É um fim melancólico para algo que começou muito bem. Essas Mulheres, primeira novela de Moraes na Record, ganhou elogios da crítica. Vidas Opostas fez ainda mais: ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e quebrou o monopólio da Globo no Troféu Imprensa com o primeiro retrato realista de uma favela na teledramaturgia.

No Ibope, Vidas Opostas realizou uma profecia que Moraes fizera cinco anos antes,  quando foi dispensado pela Globo: “Agora estou no mercado. Sei fazer novelas e, se algum concorrente me der recursos, sei como bater a Globo”, disse à Folha de S.Paulo em agosto de 2002, completa o site.

Categorias
Series & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por