Band quer apostar em antigo programa para provar que pornô ainda faz sucesso na TV aberta

Logotipo da Band. Foto: Divulgação

Texto de Vinícius Andrade no site Notícias da TV informa que, quando o Cine Privé atingiu o seu auge na Band, nos anos 2000, a emissora não tinha o concorrente de peso que se popularizou anos depois: os sites pornográficos. Na década passada, o mercado do erotismo era explorado com a oferta de filmes em videolocadoras e a venda de revistas com ensaios sensuais. Mesmo com esse tipo conteúdo agora disponível na palma da mão, a sessão erótica espera repetir o sucesso do passado.

De acordo com a publicação, a sessão de longas, que voltará a ser exibida em 24 de agosto, foi ao ar pela última vez em 2012. Naquele ano, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 40% dos domícilios no Brasil tinham acesso à internet. Cinco anos depois, data da pesquisa mais recente, o índice saltou para mais de 80%. Segundo um levantamento divulgado pela Microsoft em junho deste ano, 50% dos adultos com acesso à internet consomem pornografia online ao redor do mundo.

A sessão de filmes eróticos surgiu muito antes de a internet entrar para a rotina do brasileiro. Começou a ser exibida na Band em 1993, quando as produções iam ao ar nas madrugadas de sexta para sábado com o nome de Sexta Sexy. Dois anos depois, virou Cine Band Privé e passou a ocupar as madrugadas de sábado para domingo. O auge veio nos anos 2000. Segundo levantamento da emissora, o Cine Privé chegou a dar picos de nove pontos, com média de seis pontos. Naquela época, o programa ocupava a vice-líderança no Ibope da Grande São Paulo e, em algumas ocasiões, alcançou o primeiro lugar. Em 18 de setembro de 2004, por exemplo, a sessão erótica bateu o Altas Horas e o Corujão na Globo: 4,9 x 4,7 pontos. A Folha de S.Paulo publicou, em 21 de julho de 2006, no caderno Ilustrada: “Band põe seis Maracanãs para ver ‘pornô light’ na madrugada”. No texto, o jornal informava que a edição mais recente da faixa erótica havia alcançado uma audiência de 700 mil telespectadores somente na Grande SP, com quatro pontos no Ibope. Foi o quinto programa mais visto da emissora naquela semana. O Cine Band Privé foi ao ar regularmente até dezembro de 2010, mas entre janeiro e fevereiro de 2012 voltou para a grade, já sem o sucesso de outrora, completa o site.

Categorias
Series & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por