Caso Miriam Leitão foi ignorado pela Globo e só ganhou destaque em TV local

Miriam Leitão (Reprodução: GloboNews)

Maurício Stycer em seu blog no UOL afirma que dois casos graves de intolerância política afetaram jornalistas conhecidos nos últimos dias. Ele aborda o protesto barulhento contra a participação de Glenn Greenwald em um evento na Flip e ao cancelamento do convite a Miriam Leitão para um debate na Feira do Livro de Jaraguá do Sul. A ação em Parati buscou intimidar, mas não impediu que Greenwald participasse do evento. Já a pressão feita por meio de abaixo-assinado contra a presença de Miriam surtiu efeito e, literalmente, silenciou a sua voz.

Para o jornalista, os dois casos foram ignorados pelas principais emissoras de televisão. Ele estranhou, especialmente, que a Globo tenha deixado de noticiar os fatos, uma vez que Miriam é conhecida e respeitada profissional da empresa. Stycer então afirma que deixou de registrar que o canal NSC, afiliada da Globo em Santa Catarina, deu tratamento digno ao cancelamento do debate. Ao anunciar uma reportagem exibida no principal telejornal local, a apresentadora Gabriela Machado foi ao ponto:

“Uma feira de livros é um lugar para encontrar diferentes tendências e opiniões, né? Mas a de Jaraguá do Sul, que vai ser em agosto, já está marcada pela polêmica. A jornalista Miriam Leitão e o sociólogo Sergio Abranches foram cortados do evento por causa da intolerância e do desrespeito à liberdade de expressão”, completa o jornalista no portal.

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por