Crise: Contenção de gastos no Grupo Globo faz narrador trocar SporTV por DAZN

Luiz Alano em uma transmissão no SporTV, sua antiga empresa; ele trocou o canal da Globo pelo DAZN. Foto: Reprodução/Instagram

Reportagem de Vinícius Andrade no site Notícias da TV informa que a “nova era do Esporte do Grupo Globo” está causando grandes transformações na empresa. A unificação entre TV aberta, canal a cabo, pay-per-view e site visa “a integração de equipes e estruturas” –o que implica corte de gastos. Até então o principal narrador do SporTV/Premiere no Rio Grande do Sul, Luiz Alano era funcionário do grupo havia 15 anos. Na última semana, anunciou que trocaria o canal pelo streaming DAZN. “Esse ano teve uma mudança de planejamento, de gestão [no Grupo Globo]. Todos os chefes que me contrataram anos atrás saíram nessa mudança, nessa fusão do Esporte na Globo. Entrou todo mundo novo, com ideias novas. É absolutamente normal. O número de partidas feitas no estúdio aumentou 60% ou 70%, então automaticamente eu estava ficando de fora dos jogos que nos anos anteriores eu fazia”, explica Alano ao Notícias da TV.

De acordo com a publicação, o narrador estava na Globo desde 2004, quando foi contratado pela RBS, afiliada da emissora no sul do país. Além de comandar transmissões na TV e na rádio da empresa, ele também narrava jogos no SporTV como freelancer até 2015 –ano em que saiu da RBS e foi contratado de vez pelo canal esportivo.

Além de Luiz Alano, o SporTV demitiu dois comentaristas que trabalhavam no Rio Grande do Sul: o jornalista Mário Marcos e o ex-jogador João Batista Silva, mais conhecido como Batista. O narrador foi o único que conseguiu rápida recolocação no mercado de trabalho, e anunciou sua contratação pelo DAZN três dias depois, completa o site.

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por