Daenerys tem momento de glória e final trágico em “GoT”

Daenerys (Foto: Reprodução/Game of Thrones)

Do iG:

Ela decide que Westeros não é suficiente, e tenta convencer Jon Snow (Kit Harrington) que eles sabem o que é melhor para o mundo e juntos vão governar como nunca ninguém o fez. Ilusão, ou uma possibilidade que nunca veremos. Seguindo uma longa teoria de “Game of Thrones”, ela se transforma na Rainha Louca, provando que o maior problema de Westeros e seus governantes é o tal trono.

Seu pai tentou incendiar Porto Real no passado e foi morto antes disso. Daenerys ocupou seu lugar e cumpriu seu destino, deixando a cidade em cinzas. Mas antes dela, muitos dos conflitos da série foram criados a partir da decisão de Reis Loucos. Robert (Mark Addy) faz uma guerra por conta de uma mulher e sua ascensão ao poder só chega à custa de muitas mortes.

Seu filho Joffrey (Jack Gleeson) é, talvez, o mais louco de todos os que ocuparam o Reino. Sádico, covarde e burro, ele cimenta uma segunda guerra ao executar Ned Stark (Sean Bean). Rainha Regente, Cersei usa o mesmo fogo que um dia Aerys quis usar para destruir a cidade para explodir o Septo.

Junto com muitos civis, ela destrói o líder religioso da cidade, além dos herdeiros Tyrell, perdendo o apoio de uma das maiores casas de Westeros. Tommen (Dean-Charles Chapman) se joga de uma janela, acabando com a linhagem dos Lannister.

Daenerys é louca, só não é mais do que os governantes que vieram antes dela. A história da realeza nas Crônicas de Gelo e Fogo é repleta de pessoas que, tomadas pelo poder, perdem a cabeça e são capazes de coisas inimagináveis para combater seus inimigos.

Portanto, o fim de Daenerys na série não é totalmente imprevisível, já que a loucura parece acometer quem quer que ocupe o posto. Drogon, como forma de punição, ou por entender que ninguém mais o merece, queima o trono e o transforma também em cinzas. O momento é simbólico, mas o que vem a seguir mostra que, talvez, a falta de um posto para cobiçar acabe com as ambições dos líderes seguintes.

(…)

Larissa Bernardes

Editora. Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Relacionado por