Documentário sobre Eduardo Suplicy vai estrear no Festival do Rio

Documentário sobre Eduardo Suplicy vai estrear no Festival do Rio. Foto: Divulgação

O DCM recebeu a seguinte informação:

Primeira eleição após o impeachment da ex-presidenta Dilma Roussef, num cenário político conturbado, o Partido dos Trabalhadores busca a difícil reeleição de Fernando Haddad para a Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2016. O ex-senador Eduardo Matarazzo Suplicy, derrotado na reeleição para o quarto mandato no Senado em 2014, se candidata a vereador. Esse é o pano de fundo de Quatro Dias com Eduardo, primeiro documentário sobre o político Eduardo Suplicy, que estreia no dia 16 de dezembro, segunda-feira, no Festival do Rio de 2019. 

Selecionado para a mostra não-competitiva Itinerários Únicos, o longa leva o espectador a acompanhar a rotina intensa e imprevisível do candidato nos últimos dias de campanha até a vitória. Suplicy se elegeu com 301,4 mil votos, conquistando o título de vereador mais bem votado da história do Brasil. “O filme tem uma perspectiva mais contemplativa ao olhar para o cenário político brasileiro dos últimos anos. Ainda que se passe inteiramente em 2016, traz uma atualidade dentro de uma abordagem menos panorâmica e mais intimista. Também é um registro de uma personalidade icônica da política brasileira e da primeira eleição após o impeachment, uma espécie de termômetro para 2018”, explica Victor Hugo Fiuza, diretor do longa-metragem.
 
Para rodar Quatro Dias com Eduardo, o diretor, junto com a produtora Glenda Almeida e o diretor de fotografia Thiago Rios, saíram do Rio de Janeiro para acompanhar a agenda carregada e acelerada do candidato pela imensa São Paulo. “A persistência, algumas vezes inusitada, de Eduardo Suplicy sempre nos chamou atenção. O que poderíamos descobrir estando mais perto?”, indagou Glenda.

A equipe mergulhou em uma rotina intensa e cheia de compromissos. Ao trazer isso para as telas, o espectador irá conhecer a vida privada e os bastidores do fazer político de Eduardo Suplicy. Em parceria com uma equipe técnica de São Paulo, o grupo foi a comícios no Capão Redondo; a uma tradicional missa católica de domingo; assistiu a uma peça de teatro sobre Cartola no centro; a entrevistas para imprensa e também acompanhou uma aula de ginástica após comemorar a vitória nas eleições.

Rodado de forma independente, Quatro Dias com Eduardo teve uma campanha de financiamento coletivo. “Estrear no Festival do Rio é abrir o filme para o mundo numa das principais janelas cinematográficas do país, mas se sentindo reconhecido em casa. Acho um privilégio”, finaliza Victor Fiuza. 

O LANÇAMENTO
Estreia no Festival do Rio
Dia: 16/12, às 18h
Estação NET Gávea 1 e 2 – Shopping da Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 52 – RJ

Sessão alternativa
Dia: 17/12, às 15h15
Local: Estação NET Rio 3 – Botafogo
R. Voluntários da Pátria, 35 – RJ de Janeiro

FICHA TÉCNICA
Quatro Dias com Eduardo (76min)
Direção: Victor Hugo Fiuza
Produção: Glenda Almeida
Direção de Fotografia: Tiago Rios
Som: Vanessa Negrini
Fotografia adicional e assistência de produção: Vitor Garcia
Mixagem: Bernardo Adeodato

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por