Documentário sobre eleição de grêmio estudantil mostra reflexos da política nacional na escola

Alice Riff (à esq) acompanha a equipe de gravação do documentário “Eleição” em escola de SP. — Foto: Divulgação

A votação para a escolha do grêmio estudantil de uma escola de São Paulo é foco do documentário “Eleições”, dirigido pela cineasta Alice Riff. O longa mostra como quatro grupos de estudantes se articulam para criar propostas, debater e propor melhorias para a escola, mesmo com visões de mundo diferentes, conforme publicou o G1.

O longa estreia nesta quinta (14) e já tem salas confirmadas em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

As gravações ocorreram em paralelo ao processo eleitoral de 2018. Além do aprendizado político, o projeto foi construído pedagogicamente com professores, integrando oficinas de teatro, cartazes e até jornalismo.

“Na eleição, como o papel da mídia é importante, nós incentivamos que eles fizessem um jornal na escola. Fizemos oficina de jornalismo e o processo eleitoral teve cobertura. Tudo isso está no filme”, conta Riff.

Segundo a cineasta, a ideia surgiu quando ela começou a observar o crescente desinteresse de adolescentes por política – o último pleito, por exemplo, teve a menor participação de jovens com direito a voto facultativo (com idades entre 16 e 17 anos) desde 2002.

Ela, então, passou a refletir sobre o que estes jovens, nascidos após dos anos 2000 com a democracia já estabelecida, achavam deste tipo de governo. O que ela descobriu é que eles têm reivindicações parecidas com as da sociedade, dentro de um contexto estudantil.

Este é o segundo longa da cineasta. Antes, Riff dirigiu ‘Meu corpo é político’ e diversos curtas-metragens. O filme foi produzido por meio do Edital Videocamp de Filmes – Edição 2017, iniciativa da plataforma Videocamp e patrocinado pela Coca-Cola Brasil.

PS – Alice Riff também é diretora do documentário “Dr Melgaço” realizado em parceria com o DCM e produzido exclusivamente com recursos de uma campanha de financiamento coletivo.

Categorias
Destaque

Relacionado por