Em plena Era Bolsonaro: séries da Globo tocam em dois dos maiores problemas sociais do Brasil

Débora Bloch caracterizada como a professora Lúcia, sua personagem na série Segunda Chamada. Foto: MAURICIO FIDALGO/TV GLOBO

Da Coluna de Flávio Ricco no UOL.

Entre os grandes acertos da Globo na sua dramaturgia, em 2019, “Sob Pressão” e “Segunda Chamada”, com certeza, aparecem entre os principais.

A primeira, velha conhecida, três temporadas já exibidas, colocando com extrema realidade o drama da saúde no Brasil e o cotidiano da maioria dos hospitais, as suas situações de emergência e precariedade de recursos.

“Segunda Chamada” veio como novidade, quase no encerramento do ano, escancarando as deficiências do ensino público ou de uma escola com os seus professores e alunos vivendo ou apresentando os problemas e dificuldades que são de tantos.

No instante em que as novelas preferem seguir o modelo tradicional, valendo-se sempre dos mesmos ingredientes ou de fórmulas que se repetem, verifica-se que nas séries – em especial nessas duas-, há o desejar de avançar ou arriscar muito mais.

(…)

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por