Em um mês, Justiça manda Globo reintegrar mais um funcionário demitido

A jornalista Izabella Camargo no telejornal Hora Um
(Foto: Reprodução/Globo)

Ricardo Feltrin no UOL informa que a desembargadora Mariângela Argento Muraro, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, determinou à Globo a reintegração de um técnico de sistemas demitido pela emissora em julho do ano passado. Portador da doença de Crohn, grave enfermidade inflamatória que pode atacar qualquer parte do sistema digestivo, ele vinha passando por tratamento havia quase 5 anos –tratamento todo custeado pelo plano de saúde da Globo– até ser demitido. A desembargadora, da Seção de Direito Individual, concedeu liminar em mandado de segurança e determinou sua recontratação. O processo corre sob sigilo, mas a coluna obteve acesso a ele. O nome do funcionário será preservado.

De acordo com a puublicação, a Globo acatou a decisão na semana passada e ele já recebeu novamente a carteira do plano de saúde. Porém, o tempo que ficou sem tratamento agravou ainda mais sua condição. No momento ele está afastado em novo tratamento e espera retornar ao trabalho nas próximas semanas. Para a desembargadora, ficou provada a “ciência da ex-empregadora da condição instável de sua saúde”, sendo necessária a intervenção da Justiça do Trabalho para a “materialização do princípio da dignidade previsto na Constituição Federal”.

É o terceiro caso de reintegração de funcionários demitidos pela Globo num prazo de cerca de um mês. Um desses casos é o da jornalista Isabella Camargo, portadora da síndrome de Burnout. “Fui muito bem recebida, mas fiquei do lado de fora”, disse Isabella ao repórter Felipe Pinheiro, do UOL. Seu caso ainda precisa ser definido e emissora e advogados da jornalista estão em negociação sigilosa, completa o portal.

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por