Entrevistadores de Greenwald no Roda Viva discutiram mais métodos do que conteúdo da Vaza Jato, diz crítico de TV

Glenn Greenwald no Roda Viva. Foto: Divulgação

O jornalista Maurício Stycer criticou o programa da TV Cultura com o fundador do The Intercept em seu blog no UOL. “A entrevista de Glenn Greenwald no ‘Roda Viva’ nesta segunda-feira (02) foi muito frustrante para quem tinha interesse em entender melhor o impacto e os desdobramentos do furo de reportagem do site The Intercept Brasil. O programa rumou em outra direção, mais técnica, sobre os bastidores da série que ficou conhecida como Vaza Jato”.

Stycer desenvolve o raciocínio: “Se a intenção era questionar aspectos técnicos e éticos do procedimento do site que revelou o caso, a TV Cultura poderia também ter convocado para a bancada profissionais mais especializados, dedicados a isto, como algum ombudsman, acadêmicos respeitados na área, observadores de mídia. Houve uma preocupação, clara, de não convidar jornalistas de veículos que estão atuando em parceria com o The Intercept. Tudo bem. Mas a opção por colegas de empresas que enxergam com ceticismo o conteúdo da Vaza Jato não produziu o efeito desejado. O ceticismo é saudável e necessário. Mas diante dos fatos já revelados até agora, ao longo de quase três meses, muitas das perguntas ultrapassaram o nível da curiosidade e soaram ingênuas e/ou desrespeitosas. Serviram mais para mostrar descontentamento de quem perguntava do que, de fato, interesse em esclarecer algum aspecto ainda não discutido do trabalho de Greenwald”.

O crítico de TV completa: “Não me lembro de o ‘Roda Viva’ ter promovido uma entrevista semelhante, no tom questionador desta segunda-feira, com outro autor de um grande furo para discutir como fez a sua reportagem. O corporativismo não permitiria”.

Categorias
Series & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por