Escritores Mia Couto e Agualusa afirmam que o Brasil hoje lembra a África pré-guerra civil

Mia Couto. Foto: AFP

Os escritores Mia Couto, moçambicano, e José Eduardo Agualusa, angolano, falaram em uma entrevista nesta terça (1º), que “o clima que vemos no Brasil hoje é assustadoramente semelhante à situação que existia nos nossos países no início da guerra civil. A primeira coisa que uma guerra civil faz é dividir as famílias e acabar com o diálogo. Sei que a tentação é pegar em armas e dizer que estamos em guerra. O mais difícil é reestabelecer a conversa entre os que discordam, mas é urgente que o Brasil faça isso”.

A informação foi dada por Agualusa.

Eles são dois dos principais escritores da África de língua portuguesa e viajaram a São Paulo para participar de um evento no Instituto Tomie Ohtake. O encontro era sobre a obra que publicaram a quatro mãos no primeiro semestre deste ano, “O Terrorista Elegante e Outras Histórias”. E aproveitaram a visita para olhar com preocupação o Brasil de 2019, sob Bolsonaro.

Informação é de Bruno Molinero na Folha de S.Paulo.

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por