Felipe Neto: Crivella e outros líderes religiosos e políticos gostam de deturpar o Estatuto da Criança e do Adolescente

Felipe Neto. Foto: Reprodução/YouTube

O jornalista Vicente Vilardaga entrevistou o youtuber Felipe Neto na Istoé.

(…)

O que o fez distribuir 14 mil livros com temática LGBTQI+ na Bienal do Rio de Janeiro? Pensou nisso assim que Marcelo Crivella censurou o gibi da Marvel?

Foi uma resposta à censura e à opressão. Não podemos mais nos calar perante o que está acontecendo. Há um plano de silenciamento e controle e nós, como população, precisamos nos levantar contra isso. A campanha na Bienal foi uma forma de mostrar que o povo está unido e que lutará com unhas e dentes pela liberdade e pelo amor. Deu muito trabalho, mas foi uma grande felicidade.

Por que era tão importante enfrentar a decisão do prefeito Crivella? O Rio de Janeiro está diante de um governante autoritário e obscurantista? Em sua opinião, o que leva um prefeito a atuar dessa forma?

O prefeito é ignorante e manipulador. Ele e outros líderes religiosos e políticos gostam de deturpar o Estatuto da Criança e do Adolescente para encaixar qualquer tipo de afeto homossexual na pornografia. É algo que você não espera de alguém com a mínima capacidade intelectual, mas infelizmente estamos falando de pessoas que, cada vez mais, defendem teorias da conspiração, se voltam contra a ciência e lutam para fazer lavagem cerebral naqueles que os seguem. É a multiplicação da ignorância e da intolerância.

Qual é o balanço que faz de sua ação? Seus objetivos foram atingidos? Imaginava que tivesse o alcance que teve? Por que sua iniciativa conseguiu tanto apoio?

A ação não foi minha, foi de todos, foi de cada voluntário e cada pessoa que pegou seu livro grátis. Foi de cada um que tirou foto, que se posicionou, que gritou contra o prefeito e contra a decisão estúpida de censura. A campanha foi um sucesso porque era voltada para o amor e a união, algo que está em falta no Brasil político em 2019.

A censura voltou? Teme que situações como essa passem a se repetir com frequência?

A censura com amparo legal já está ocorrendo em todos os cantos. Em todo tipo de evento, que envolva participação pública, a censura legalizada já está operando, como vimos na campanha do Banco do Brasil, vetada pelo presidente por ter diversidade demais, ou na proibição da palestra gratuita de Leonardo Boff no INCA, apenas por ser contra Bolsonaro. O que estão fazendo na Ancine (Agência Nacional do Cinema), então, nem se fala. Todo tipo de censura legal já está sendo aplicada, agora é questão de tempo até eles partirem para a censura ilegal de vez, como tentou fazer o prefeito Crivella.

(…)

Categorias
Gente
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por