Filho de João Gilberto, João Marcelo ameaça provocar um apagão público do nome do pai

João Gilberto. Foto: Marcos Hermes / AFP

Reportagem de Marina Dias na Folha de S.Paulo informa que, há meses, o produtor musical de 58 anos João Marcelo Gilberto está em guerra com a meia-irmã Bebel Gilberto, detentora da curatela integral do criador da bossa nova. Ele alega que o pai foi submetido a tratamentos abusivos, com cuidadores desleixados e consultas médicas realizadas à força. E ameaça não autorizar o uso da imagem e do nome de João Gilberto em novas produções caso Bebel não entre em acordo com ele. “Herdeiros têm direito de negar o uso do nome e da imagem. Se essas pessoas não começarem a me tratar com mais respeito, vão comer fogo.”

De acordo com a publicação, João Marcelo é tratado pela família como um filho ausente, que não se interessava pelos negócios do pai até a possibilidade de o músico receber indenizações milionárias. Sua versão é de que ele foi excluído por Bebel a partir da interdição de João Gilberto —feita em 2017 com consentimento dos filhos— e que queria ter dividido a curatela com a meia-irmã.

“Nunca procurei ter a curatela exclusiva, queria compartilhá-la, queria transparência”, diz. “Meu pai estava se sentindo muito agredido pela curatela. Ele não gostava da situação que Bebel impôs a ele”, completa a Folha.

Categorias
Música
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por