Globo vai abordar bastidores da censura na ditadura militar em minissérie

Logotipo da Globo. Foto: Divulgação

Reportagem de Daniel Castro no site Notícias da TV informa que a Globo produzirá no ano que vem uma minissérie de dez capítulos que contará a história de amor e luta de dois dos maiores autores de novelas de todos os tempos, Alfredo Dias Gomes (1922-1999) e Janete Clair (1925-1983). A obra, que está sendo escrita por uma neta do casal, Renata Dias Gomes, irá mostrar os bastidores da rígida censura imposta pela Ditadura Militar (1964-1985) às telenovelas. Dias Gomes escreveu Roque Santeiro, que foi impedida de estrear em 1975 quando já tinha 20 capítulos gravados. Dias e Janete foram os principais autores da Globo nos anos 1970. Juntamente com o diretor Daniel Filho, modernizaram o gênero, com histórias naturalistas, ágeis, mais próximas da realidade brasileira, algumas com tom crítico. Deixaram como “herdeiros” autores hoje veteranos, como Gloria Perez, Aguinaldo Silva, Gilberto Braga e Marcílio Moraes.

De acordo com a publicação, a Globo conta com Dias de Janete, nome provisório da minissérie, para janeiro de 2021, mas, por enquanto, só há roteiro. Renata Dias Gomes divide o texto com Newton Moreno e Guilherme Vasconcelos. Janete conheceu Gomes em 1945, nos corredores da rádio Tupi-Difusora, em São Paulo. Ligado ao Partido Comunista Brasileiro, Gomes perdeu o emprego e teve de se mudar para o Rio de Janeiro, em 1950, poucos dias depois de se casar.

Para ajudar no orçamento doméstico, Janete passou a escrever radionovelas. Foram 30 até 1967, quando foi chamada pela Globo para assumir uma novela condenada ao fracasso (Anástácia – A Mulher Sem Destino) e a salvou promovendo um terremoto que matou a maioria dos personagens, completa o site.

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por