Incêndio criminoso em estúdio de anime, animações japonesas, mata mais de 30 pessoas

Incêndio na Kyoto Animation. Foto: Reprodução/YouTube

Jaime Satirso no site El País informa que pelo menos 33 pessoas morreram e 40 ficaram feridas nesta quinta-feira por causa de um incêndio criminoso no Kyoto Animation, um dos mais conhecidos estúdios de animação do Japão, segundo bombeiros da cidade. Um porta-voz dos bombeiros disse à agência France Presse que “12 pessoas com parada cardíaca foram encontradas no térreo e primeiro andar” do edifício de três andares. “Há 10 pessoas inconscientes e sem sinais vitais”, acrescentaram os bombeiros, quem continuam resgatando corpos do edifício onde 70 pessoas trabalhavam no momento do incêndio. Pelo menos 35 caminhões de bombeiros trabalharam no local do incêndio, que já foi controlado. No entanto o número de vítimas ainda pode aumentar. “É preciso retirar os escombros caídos, e pode ser que encontremos mais [gente]”, afirmou um bombeiro.

Segundo a publicação, o incêndio começou às 10h30 desta quinta-feira (22h30 de quarta em Brasília) quando um indivíduo de 41 anos e identidade não revelada entrou nos estúdios da Kyoto Animation e espalhou um líquido inflamável, por uma razão ainda desconhecida. Segundo um depoimento exibido pela TV pública NHK, o suposto responsável disse “vocês vão morrer”. Outras testemunhas declararam, entretanto, que escutaram duas explosões fortes, segundo a AFP. Veículos de comunicação locais, citados pela rede britânica BBC, noticiaram que a polícia encontrou várias facas no local. O primeiro-ministro Shinzo Abe enviou suas condolências às vítimas através de sua conta do Twitter.

O responsável é um homem de 41 anos, que também ficou ferido e está sob custódia policial em um hospital, à espera de ser interrogado pelas forças de segurança da cidade, de 1,4 milhão de habitantes. Ele confessou às autoridades ser o autor do crime. De acordo com testemunhas, ele foi visto comprando 40 litros de gasolina em um posto a poucos quarteirões do estúdio, completa o site.

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por