Inclusão de mulheres: Masp exibe obras de pintoras que foram ignoradas na história da arte

Museu de Arte de São Paulo, o MASP (Foto: Reprodução/Instagram)

Reportagem de Clara Balbi na Folha de S.Paulo informa que Lavinia Fontana teve tanto sucesso na pintura que seu marido largou o trabalho para assumir a criação dos 11 filhos do casal. Elisabeth Louise Vigée Le Brun foi a retratista oficial da corte de Luís 16, além da artista favorita de Maria Antonieta. Sofonisba Anguissola ganhou elogios de Michelangelo em pessoa. Elas são apenas algumas das pintoras atuantes entre os séculos 16 e 19 que o Masp apresenta em “Histórias das Mulheres, Histórias Feministas”. Dividida em duas mostras, a primeira com trabalhos até 1900 e a segunda com obras a partir dos anos 2000, a iniciativa é mais um capítulo na tentativa do museu de ampliar as vozes que escreveram a história da arte —esforço que começou há três anos, com “Histórias da Infância”.

Segundo a publicação, vale observar que as artistas do século 20, aqui excluídas, guiam as exposições monográficas montadas no resto do ano, como as de Tarsila do Amaral ou Lina Bo Bardi. À frente de “Histórias das Mulheres” junto a Julia Bryan-Wilson e Lilia Schwarcz, Mariana Leme diz que os casos de Fontana ou Anguissola são mais comuns do que se imagina. Afinal, explica, a noção de que as mulheres não podiam ser artistas profissionais, apenas amadoras, só foi cristalizada no século 20.

Mas foi ela que ficou para nós. Os museus de belas artes raras vezes exibem obras de mulheres nas paredes. Os principais manuais de história da arte não citam seus nomes. “Parece um círculo vicioso. Se você só vê isso”, diz Leme, apontando para duas pequeninas telas que pertencem à coleção do Masp, “você tem a impressão de que as mulheres não fizeram aquilo”, afirma, direcionando o olhar para uma pintura de dois metros de altura da italiana Artemisia Gentileschi. “Isso é mentira, e as obras estão aqui para provar”, completa a Folha.

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por