Instituição para a cultura negra: Fundação Palmares terá em 2020 menor orçamento da década

Jair Bolsonaro (Foto: Evaristo Sa/AFP)

De Jussara Soares e Daniel Gullino no Globo.

A Fundação Palmares , que entrou em evidência nessa semana com a nomeação do jornalista Sérgio Camargo para comandá-la, poderá ter em 2020 seu orçamento mais baixo nos últimos 10 anos. No Projeto de Lei Orçamentária Anual ( PLOA ) para o próximo ano, o primeiro elaborado pela gestão do presidente Jair Bolsonaro , a previsão é que a fundação fique com R$ 15,9 milhões. Isso significa uma redução de 38% em relação aos R$ 26 milhões previstos para esse ano, que já havia tido o orçamento mais baixo da década.

(…)

Um dos principais trabalhos da fundação, criada em 1988, é o de identificar e reconhecer direitos de comunidades remanescentes de quilombos. O órgão também é responsável pelo Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC), em Brasília, e já promoveu cursos de capacitação para professores, com o objetivo de disseminar entre as escolas o conteúdo didático sobre a cultura afro-brasileira, e realizou eventos como o Festival Mundial de Arte Negra.

(…)

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por