Jornalistas de ESPN e Globo brigam por polêmica do ‘clube do vinho’

Mauro Cezar Pereira (à esq.), e Tiago Maranhão: diretas e indiretas nas redes sociais. Foto: REPRODUÇÃO/ESPN/TV GLOBO/SPORTV

O site Notícias da TV informa que Mauro Cezar Pereira, comentarista da ESPN e blogueiro do UOL, e Tiago Maranhão, apresentador do Esporte do Grupo Globo, trocaram farpas na web no sábado (3). A polêmica surgiu meses atrás por conta do “clube do vinho”, termo criado por Mauro Cézar para classificar membros da imprensa esportiva que seriam amigos do ex-técnico do Flamengo, Abel Braga, que saiu do clube em maio. De acordo com o jornalista, os participantes desse clube evitavam criticar o trabalho do treinador e pedir a sua demissão por conta de laços de amizade. Seria o caso de Júnior, comentarista da Globo e ídolo do Flamengo. Na última sexta-feira (2), o ex-jogador compartilhou uma foto bebendo vinho com amigos (Abel Braga não estava na foto) e escreveu na legenda: “Muito melhor ser da turma do vinho do que da turma dos sem-caráter! Viva a vida com bons amigos e, sobretudo, com um bom vinho”. Nos comentários, dois jornalistas esportivos comentaram. Fábio Azevedo, do Fox Sports, escreveu: “Mau-caráter… Você tem toda razão, maestro. Brinde à vida”. Alex Escobar, da Globo, concordou: “Muuuuuito melhor! Tô contigo!”. Alguns seguidores começaram a marcar Mauro Cezar na publicação.

De acordo com a publicação, também no sábado, Mauro Cezar postou no seu Instagram um longo texto sobre a relação de jornalistas com técnicos, jogadores e dirigentes. Na publicação, ele coloca Tostão como sua “maior referência na opinião esportiva”, mas critica, sem citar nomes, outros profissionais. ‪”Jornalistas têm que manter a independência para escrever matérias que agradem ou desagradem jogadores, técnicos e dirigentes. ‪Mesmo com microfone nas mãos, ex-jogador, ex-técnico e ex-dirigente não é jornalista, apenas alguém que passou a vida no futebol e agora tem uma tribuna. Nela, pode ser honesto ao fazer análises ou corporativista, defendendo incondicionalmente jogadores, técnicos e dirigentes”.‬ Depois do Instagram, a treta passou para o Twitter. Na noite de sábado (3), Tiago Maranhão, apresentador do SporTV, usou a rede social para fazer uma publicação sobre jornalismo esportivo. “Está rolando uma confusão aí, então só pra esclarecer: ou você é jornalista ou se presta a ser porta-voz de uma torcida. As duas coisas ao mesmo tempo, sinto muito, não tem como. Só isso mesmo. Valeu!”, escreveu. Internautas começaram a responder nos comentários, marcando Mauro Cezar Pereira. Poucos minutos depois, o comentarista foi ao Twitter responder.

“Está rolando uma confusão aí, então só pra esclarecer: ou você é jornalista ou se presta a ser porta-voz de um grupelho que trabalha a favor dos amigos e de um profissional momentaneamente parado [Abel Braga]. As duas coisas ao mesmo tempo, sinto muito, não tem como. Só isso mesmo. Valeu!”, ironizou Pereira. “Clube do vinho tem seus associados mais tradicionais, sócios remidos e beneméritos. Mas alguns juvenis que ainda tentam, sem sucesso, aprender a fazer o básico, como apresentar, querem participar da brincadeira. Jornalismo não é 100% por hereditariedade. Segura sua onda, menino”, alfinetou Mauro. Tiago, que é filho do também jornalista Carlos Maranhão, respondeu: “Mas nem se eu tivesse tirado as medidas com um alfaiate a carapuça teria servido tão bem. como não sabe debater, fez a voz de Minnie Mouse e apelou pra família. Dodói demais, tadinho”, completa o site.

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Relacionado por