Ministério Público do Trabalho notifica afiliada da Globo e exige reintegração de 15 demitidos após greve

Jornalistas demitidos da Globo em reunião com MPT-AL: Jusitça exige reintegração (Divulgação/MPT-AL)

Gabriel Vaquer do site Observatório da Televisão informa que, após uma reunião na tarde desta sexta-feira (5) com o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), o Ministério Público do Trabalho (MPT-AL) determinou a reintegração de todos os 15 jornalistas demitidos pela TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas, após a greve de Jornalistas do Estado que durou nove dias. Os profissionais foram dispensados nesta quinta (4) logo após o fim do movimento, que era ilegal por determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AL).

Segundo a publicação, a reunião ocorreu entre os 15 profissionais e o procurador de Trabalho em Alagoas, Rodrigo Alencar. Na notificação, o procurador ressaltou que a Constituição Federal protege a relação de emprego contra despedida arbitrária ou sem justa causa e assegura ao trabalhador o direito de greve. O MPT quer uma prova de que a TV Gazeta/Globo não demitiu os profissionais por retaliação. Contudo, enquanto a emissora faz a sua defesa, os jornalistas devem ser reintegrados. Caso não atendam às recomendações do procurador, o MPT deverá ajuizar ação civil pública contra as empresas, com pedido de reintegração dos trabalhadores dispensados e condenação a título de dano moral coletivo por prática antissindical.

Entretanto, além da notificação de reintegração, o MPT-AL também determinou que se cumpra uma antiga notificação de não descontar salários dos grevistas durante os dias em que eles não foram trabalhar, completa o site.

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por