Netflix quer pagar bônus para cineastas que tenham filmes de sucesso

Logo da Netflix

Reportagem de Lucas Shaw na Bloomberg informa que a Netflix planeja pagar um bônus a cineastas, atores e produtores de filmes caso as produções façam sucesso, um novo incentivo para atrair projetos que poderiam cair nas mãos da concorrência, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

De acordo com a publicação, a medida do sucesso dependeria do filme, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas porque os planos são confidenciais. Um filme de prestígio pode ter seu incentivo atrelado ao número de prêmios, por exemplo. Os bônus para outros filmes podem ser baseados no número de espectadores. A abordagem marcaria uma mudança para a Netflix, que normalmente recompensa talentos com acordos antecipados. Mas os bônus são diferentes dos tradicionais acordos “back-end” de Hollywood, segundo os quais cineastas recebem uma porcentagem do faturamento das bilheterias.

Como os filmes da Netflix não são lançados nos cinemas em larga escala —sendo que alguns nem são exibidos—, não há expectativa de um alto retorno por essa via, completa a publicação.

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por