“O burnout não é o fim. É apenas o freio”, diz jornalista que foi demitida da Globo com essa síndrome

Izabella Camargo – Divulgação/TV Globo

Priscila Carvalho do Vivabem do UOL relembra que era uma transmissão ao vivo e a jornalista Izabella Camargo estava informando a previsão do tempo em todo o Brasil. Ao chegar no boletim referente à região Sul do país, mais precisamente no estado do Paraná, surgiu um branco: qual é mesmo o nome da capital? Ela começa a falar, mas não consegue: foram três tentativas de lembrar a palavra Curitiba.

De acordo com a publicação, foi assim que a apresentadora teve um “apagão”, um dos sintomas mais evidentes do burnout, durante o jornal “Em Ponto”, da GloboNews, em agosto de 2018. “A minha sensação era de profundo vazio. A minha vontade era de sair correndo, vomitar e pedir socorro. Você se sente absolutamente sozinho”, conta. Após o episódio, ela precisou ser afastada por 15 dias e depois por mais dois meses para tratar o problema. Mas o pior aconteceu: ao voltar para o trabalho, ela foi demitida e ouviu que não estava mais apta a apresentar. Agora, na última quinta-feira (04), a Justiça determinou sua reintegração na Rede Globo. O caso é assustador, porém, Izabella não é exceção. Segundo dados da Isma-BR (sigla inglesa para Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse), 30% dos trabalhadores brasileiros possuem esse tipo de estresse. Infelizmente, falar de burnout ainda é raridade. “Faltam dados e é nesse momento que precisamos colocar o assunto em pauta”.

O site reforça que o burnout pode, sim, reaparecer, dependendo das condições de trabalho na qual a pessoa está inserida. Ela pode até estar melhor, mas ter um episódio com os sintomas novamente. Por isso é importante avaliar se é possível voltar a fazer determinada função ou trabalho. E não tentar repetir a mesma rotina que o deixou doente. Hoje, a jornalista virou ativista e participa de diversas palestras para conscientizar as empresas e a população sobre a síndrome de burnout. Ela ainda pretende lançar um livro sobre o tema para ajudar outras pessoas que, assim como ela, não tiveram ajuda. “O burnout não é o fim. É apenas o freio”, disse a jornalista Izabella Camargo ao UOL.

Categorias
Gente
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por