O Mecanismo, baseada na Lava Jato, está ameaçada e deve acabar

Enrique Diaz e Selton Mello se confrontam em cena da primeira temporada de O Mecanismo. Foto: FOTOS: KARIMA SHEHATA/NETFLIX

O site Notícias da TV informa que, uma das grandes apostas da Netflix para emplacar no Brasil, a série O Mecanismo acabou tendo efeito contrário: política demais, conseguiu irritar esquerda e direita ao fazer um retrato pouco fidedigno da Operação Lava Jato. A segunda temporada da atração chega ao streaming no próximo dia 10, mas dificilmente ganhará novos episódios. O primeiro motivo é o sucesso: a Netflix não divulga números, então é impossível saber se a série teve audiência. Porém, ao contrário do que ocorreu com 3%, primeira produção nacional no Brasil, que obteve boa aceitação em outros países, O Mecanismo não repercutiu mundo afora. Afinal, é complicado explicar um tema tão brasileiro para estrangeiros –ao contrário do que pensa o chefão da plataforma.

De acordo com a publicação, a segunda razão para que as aventuras dos policiais federais vividos por Selton Mello e Carol Abras cheguem ao fim está na própria equipe. Criadora da série ao lado de José Padilha, e roteirista de todos os episódios, Elena Soarez (de Filhos do Carnaval) já está envolvida com um novo projeto na Netflix –ela vai fazer Futebol, um dos 30 projetos anunciados pela empresa na semana passada. Selton Mello também já seguiu em frente: está envolvido com Sessão de Terapia, que ganhou uma quarta temporada no Globoplay. Dessa vez, além de dirigir (como já tinha feito nos três anos anteriores), ele também vive o protagonista.

Há ainda uma motivação política (ou apolítica) da plataforma. O Mecanismo, como foi dito, conseguiu promover a união de um Brasil partido ao meio. O problema é que, ao contrário do que era esperado, ela uniu esquerdistas e conservadores em uma corrente contrária. De Dilma Rousseff a Aécio Neves, todo mundo levou disparos do canhão destruidor de Elena e Padilha, completa o site.

Categorias
Series & TV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por