Pedro Cardoso: “A democracia é, embora burguesa de nascimento, único sistema defensável eticamente”

Pedro Cardoso. Foto: Reprodução/Instagram

Do Instagram do ator Pedro Cardoso, ex-Globo:

Bom dia.

Sugiro leitura de notícia no El País Brasil que nos dá conta de investigação aberta pelo STF, a cargo do nosso funcionário do tipo ministro, Alexandre Morais, para averiguar o envolvimento de empresários e políticos em atos contra a democracia nos quais se pede golpe militar.

O pedido foi feito por outro funcionário nosso, esse procurador geral da rep., de nome Aras, nomeado pelo gerente do executivo em ato que desconsiderou a lista tríplice, tradicionalmente oferecida pelos próprios procuradores após eleição. Aras é subserviente à Messias. Tampouco, confio em Morais.

É tudo um teatro de democracia que o nazifascismo precisa encenar. Mas vai que, por algum obscuro interesse deles mesmos, a investigação chegue a seu termo. Outro dia perguntei aqui se era crime no Brasil clamar por golpe militar. Parece que é. Veio na ocasião alguém dizer que não era; tanto que quem clama por um ditadura comunista o faz livremente.

Achei oportuna a provocação. Não defendo ditadura alguma; nem as de partido único comunistas nem as capitalistas dos poucos bilionários. Não são a mesma coisa mas são ambas tiranias opressoras. Quando apontei o interesse que me havia despertado a comunista Manuela D’Ávila, fiz ver que a razão dele era o “comunismo democrático” que ela conceituava e defendia. Não sou convicto de nada, nem comunismo nem capitalismo. Sou um perplexo.

Apenas inicio a conversa pela honestidade. E o que fazem aqueles que pedem ditaduras é desonesto em si e tb porque se dizem representar desejo do “povo”. Mentira. Nem todos, ou quase ninguém, quer ditadura. A corrupção que mina as democracias não será sanada pela corrupção que explode ainda mais nas ditaduras. Esse grupo de empresários e seus soldados nos parlamentos cometem e financiam crimes contra a democracia já não é de hoje! Safados!

A democracia é, embora burguesa de nascimento, o único sistema de convívio defensável eticamente. Qualquer outro é a imposição de alguns sobre todos.

O nazifascismo brasileiro é uma constante da nossa história. E ele é de direita. Se eu fosse cubano ou chinês, seria um opositor aquelas ditaduras.

Como sou daqui, me oponho as ditaduras daqui. Espero ver presos quem clama por elas.

View this post on Instagram

Bom dia. Sugiro leitura de notícia no El País Brasil que nos dá conta de investigação aberta pelo STF, a cargo do nosso funcionário do tipo ministro, Alexandre Morais, para averiguar o envolvimento de empresários e políticos em atos contra a democracia nos quais se pede golpe militar. O pedido foi feito por outro funcionário nosso, esse procurador geral da rep., de nome Aras, nomeado pelo gerente do executivo em ato que desconsiderou a lista tríplice, tradicionalmente oferecida pelos próprios procuradores após eleição. Aras é subserviente à Messias. Tampouco, confio em Morais. É tudo um teatro de democracia que o nazifascismo precisa encenar. Mas vai que, por algum obscuro interesse deles mesmos, a investigação chegue a seu termo. Outro dia perguntei aqui se era crime no Brasil clamar por golpe militar. Parece que é. Veio na ocasião alguém dizer que não era; tanto que quem clama por um ditadura comunista o faz livremente. Achei oportuna a provocação. Não defendo ditadura alguma; nem as de partido único comunistas nem as capitalistas dos poucos bilionários. Não são a mesma coisa mas são ambas tiranias opressoras. Quando apontei o interesse que me havia despertado a comunista Manuela D’Ávila, fiz ver que a razão dele era o “comunismo democrático” que ela conceituava e defendia. Não sou convicto de nada, nem comunismo nem capitalismo. Sou um perplexo. Apenas inicio a conversa pela honestidade. E o que fazem aqueles que pedem ditaduras é desonesto em si e tb porque se dizem representar desejo do “povo”. Mentira. Nem todos, ou quase ninguém, quer ditadura. A corrupção que mina as democracias não será sanada pela corrupção que explode ainda mais nas ditaduras. Esse grupo de empresários e seus soldados nos parlamentos cometem e financiam crimes contra a democracia já não é de hoje! Safados! A democracia é, embora burguesa de nascimento, o único sistema de convívio defensável eticamente. Qualquer outro é a imposição de alguns sobre todos. O nazifascismo brasileiro é uma constante da nossa história. E ele é de direita. Se eu fosse cubano ou chinês, seria um opositor aquelas ditaduras. Como sou daqui, me oponho as ditaduras daqui. Espero ver presos quem clama por elas.

A post shared by Pedro Cardoso (@pedrocardosoeumesmo) on

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por