Pedro Cardoso: “O governo fascista está armado até os dentes esperando o povo protestar para então atacá-lo”

Pedro Cardoso. Foto: Reprodução/Instagram

Do Instagram do ator Pedro Cardoso, ex-Globo:

Bom dia. Sugiro o filme da foto. É sobre a boa influência da liberdade na educação de filhos; sobre a ação educadora da alegria; sobre a falta que faz uma mãe – “todo homem precisa de uma mãe “, veio-me o verso da linda canção -; e é, sobretudo, sobre a tentação autoritária que habita a humanidade. A cena mais linda do mundo para mim é quando falta voz ao pai da família durante apresentação num festival de música e a esposa e os filhos entram em cena para o ajudarem a cantar. Sou um pai de familia e, como o personagem do filme, me sinto faltar a voz quanto tomado pela emoção de amor ao Brasil e revolta pelo o q elites, e políticos a elas associados, estão fazendo com o país. Minha familia, como a dele, é quem me dá força para seguir cantando. Todo homem precisa da sua familia. A pátria é uma ampliação da familia; o amor por aquela deriva do amor por esta. Quando a pátria deixa de ser a casa de todos, recolhemos o nosso amor por ela e o concentramos na familia. O Brasil que desejo já não é para mim. É para os meus descendentes. Mas sei que só haverá país para os meus se houver para todos. Quem pode pensar diferente? Qual a razão de odiarem os pobres? Talvez porque sem pobres não há privilegiados. Num mundo justo quem serão os empregados?

Está tudo errado. Todo poder teme o povo. Governos de esquerda e de direita nisso são iguais. Veja-se o Chile, a Colombia, o Equador, a Argentina, mas veja-se também a Nicaragua, a Venezuela, a China, a Rússia, o oriente médio… Por toda parte, quem está no poder quer o povo sempre em silêncio. O governo fascista brasileiro está armado até os dentes esperando o povo protestar para então ataca-lo; como tem acontecido em todo o mundo.

Há uma questão sobre o poder que transcende orientações ideológicas. Por isso até uma noviça tem que ser rebelde. Sugiro o filme. Muito bom para quem ainda não viu e não sabe o horror que foi o Nazismo. A liberdade educa a pessoa e organiza a sociedade. Qualquer autoritarismo é um projeto de elite. Só a liberdade é um projeto popular. Minha opinião. Colégio militar? Assistam a Noviça Rebelde. Muito melhor pedagogia encontrarão por lá.

View this post on Instagram

Bom dia. Sugiro o filme da foto. É sobre a boa influência da liberdade na educação de filhos; sobre a ação educadora da alegria; sobre a falta que faz uma mãe – “todo homem precisa de uma mãe “, veio-me o verso da linda canção -; e é, sobretudo, sobre a tentação autoritária que habita a humanidade. A cena mais linda do mundo para mim é quando falta voz ao pai da família durante apresentação num festival de música e a esposa e os filhos entram em cena para o ajudarem a cantar. Sou um pai de familia e, como o personagem do filme, me sinto faltar a voz quanto tomado pela emoção de amor ao Brasil e revolta pelo o q elites, e políticos a elas associados, estão fazendo com o país. Minha familia, como a dele, é quem me dá força para seguir cantando. Todo homem precisa da sua familia. A pátria é uma ampliação da familia; o amor por aquela deriva do amor por esta. Quando a pátria deixa de ser a casa de todos, recolhemos o nosso amor por ela e o concentramos na familia. O Brasil que desejo já não é para mim. É para os meus descendentes. Mas sei que só haverá país para os meus se houver para todos. Quem pode pensar diferente? Qual a razão de odiarem os pobres? Talvez porque sem pobres não há privilegiados. Num mundo justo quem serão os empregados? Está tudo errado. Todo poder teme o povo. Governos de esquerda e de direita nisso são iguais. Veja-se o Chile, a Colombia, o Equador, a Argentina, mas veja-se também a Nicaragua, a Venezuela, a China, a Rússia, o oriente médio… Por toda parte, quem está no poder quer o povo sempre em silêncio. O governo fascista brasileiro está armado até os dentes esperando o povo protestar para então ataca-lo; como tem acontecido em todo o mundo. Há uma questão sobre o poder que transcende orientações ideológicas. Por isso até uma noviça tem que ser rebelde. Sugiro o filme. Muito bom para quem ainda não viu e não sabe o horror que foi o Nazismo. A liberdade educa a pessoa e organiza a sociedade. Qualquer autoritarismo é um projeto de elite. Só a liberdade é um projeto popular. Minha opinião. Colégio militar? Assistam a Noviça Rebelde. Muito melhor pedagogia encontrarão por lá.

A post shared by Pedro Cardoso (@pedrocardosoeumesmo) on

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por