Pedro Cardoso sobre Trump: “Os desmandos de Donald são evidentes mas num mundo confuso é fácil mentir”

Pedro Cardoso. Foto: Reprodução/YouTube

Do Instagram do ator Pedro Cardoso, ex-Globo:

Bom dia.

O partido republicano inocentou Donald. O fato evidência que partidos políticos ocupam o lugar afetivo que deveria ocupar a nação.

Republicanos amam o seu partido antes e mais do que o seu país. O país é o partido pois eles são o país, como se sozinhos o fossem.

Inocentam Donald para inocentar o partido que é o seu bem maior. Partidos políticos são associações comerciais nas democracias contemporâneas. Um ou outro ainda guarda identidade ideológica mas a maioria nem isso; a sigla deles deveria ser Ltda. Estes, deveriam desaparecer sob a condenação de seus crimes. Mais complicado para mim é o que fazer com os outros que ainda representam alguma verdade política. Só a democracia pode conter uma nacionalidade complexa. Nenhuma nacionalidade cabe dentro de um único partido; do mesmo modo que a verdade não se contém numa única compreensão. Não que a verdade seja diferente de si mesma; nós é que somos! Muda a psicologia de quem pensa e muda a verdade aceita – coitada. Acredito que a verdade individual compartilhada é muitas, enquanto a verdade pura é única porém inacessível.

Todos miramos a verdade pura mas enxergamos apenas a verdade que a nossa compreensão, comprometida pelo nosso interesse psicológico, produz. Parece que eu acordei pretensioso como um bêbado, mas não consigo evitar dizer que a arrogante ignorância de quem se acha capaz de alcançar a verdade pura, e não se compreende na circunstância de si mesmo, nutre as paixões políticas fixadas em partidos políticos; e cega para o fato de q políticos destruiram a política quando transformaram o Estado no seu negócio particular. Precisamos do Estado para ser o que ele é: administrador do bem comum; e da política para administra-lo.

Devemos amar a política e não partidos. Devemos amar o país, sempre diverso, e não somente os nossos afins. Devemos amar o outro e a não nós mesmos apenas. Se republicanos fossem servidores da nação inteira americana, teriam aceito a sua derrota pois ela seria a vitória do seu país.

Os desmandos de Donald são evidentes mas num mundo confuso é fácil mentir. Faça-se a confusão, então!

View this post on Instagram

Bom dia. O partido republicano inocentou Donald. O fato evidência que partidos políticos ocupam o lugar afetivo que deveria ocupar a nação. Republicanos amam o seu partido antes e mais do que o seu país. O país é o partido pois eles são o país, como se sozinhos o fossem. Inocentam Donald para inocentar o partido que é o seu bem maior. Partidos políticos são associações comerciais nas democracias contemporâneas. Um ou outro ainda guarda identidade ideológica mas a maioria nem isso; a sigla deles deveria ser Ltda. Estes, deveriam desaparecer sob a condenação de seus crimes. Mais complicado para mim é o que fazer com os outros que ainda representam alguma verdade política. Só a democracia pode conter uma nacionalidade complexa. Nenhuma nacionalidade cabe dentro de um único partido; do mesmo modo que a verdade não se contém numa única compreensão. Não que a verdade seja diferente de si mesma; nós é que somos! Muda a psicologia de quem pensa e muda a verdade aceita – coitada. Acredito que a verdade individual compartilhada é muitas, enquanto a verdade pura é única porém inacessível. Todos miramos a verdade pura mas enxergamos apenas a verdade que a nossa compreensão, comprometida pelo nosso interesse psicológico, produz. Parece que eu acordei pretensioso como um bêbado, mas não consigo evitar dizer que a arrogante ignorância de quem se acha capaz de alcançar a verdade pura, e não se compreende na circunstância de si mesmo, nutre as paixões políticas fixadas em partidos políticos; e cega para o fato de q políticos destruiram a política quando transformaram o Estado no seu negócio particular. Precisamos do Estado para ser o que ele é: administrador do bem comum; e da política para administra-lo. Devemos amar a política e não partidos. Devemos amar o país, sempre diverso, e não somente os nossos afins. Devemos amar o outro e a não nós mesmos apenas. Se republicanos fossem servidores da nação inteira americana, teriam aceito a sua derrota pois ela seria a vitória do seu país. Os desmandos de Donald são evidentes mas num mundo confuso é fácil mentir. Faça-se a confusão, então!

A post shared by Pedro Cardoso (@pedrocardosoeumesmo) on

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por