Programa O Aprendiz exibe influenciadores digitais, tem audiência baixa e enfrenta desgaste

PC Siqueira participou de O Aprendiz (Reprodução / Band)

André Santana no site Observatório da TV dá um balanço do programa, com informações. “Aposta da Band para diversificar sua linha de shows, o reality show O Aprendiz decepcionou. A versão com influenciadores digitais apresentada por Roberto Justus não justificou o retorno do formato, depois de anos fora do ar. O pouco interesse da audiência depois de um hiato considerável mostra que o formato da atração já não exerce o magnetismo de antes”.

Ele desenvolve o raciocínio: “O principal problema desta temporada de O Aprendiz foi justamente a ‘novidade’ apresentada. Ou seja, a presença de digital influencers. A ideia era canalizar o número de seguidores dos participantes para a tela da TV, mas não foi bem isso o que aconteceu. O que já era esperado. O telespectador comum não sabe quem são estas personalidades, enquanto seus seguidores não necessariamente têm interesse em acompanhar um programa de TV. Além disso, a direção de O Aprendiz errou na estratégia, ao limitar o conteúdo que os participantes poderiam partilhar em suas redes. Ou seja, limou justamente a principal ferramenta deles”.

E completa: “Assim, a vitória de Gabriel Gasparini, o Gaspa, na final exibida hoje, 01, acabou passando despercebida. Uma pena, se considerarmos que O Aprendiz teve suas qualidades. Boas provas (mesmo várias delas não tendo a ver com o universo dos participantes) marcaram a edição, assim como o desempenho de Roberto Justus. Embora, diga-se, ele tenha sido simpático demais nas demissões, destoando do personagem implacável que encarnou nas temporadas passadas. A presença e os comentários de Vivianne Brafmann também fizeram a diferença”.

Categorias
Series & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por