Saída de Sandra do Jornal Hoje reforça padrão da Globo sobre a idade das apresentadoras, diz colunista

A apresentadora Sandra Annenberg, que será substituída por Maria Julia Coutinho no Jornal Hoje. Foto: Divulgação/Globo

A informação é de Maurício Stycer no UOL. “Em março de 2018, perto de completar 50 anos, Sandra Annemberg disse a Gisele Alquas, no UOL: ‘Não penso em sair do jornalismo. Do jeito que está hoje está bom. Eu amo o ‘Jornal Hoje’. Quanto tempo permaneço? Não sei. Enquanto eu sentir esse frio na barriga minutos antes de entrar no ar, estou aqui. Ou enquanto a Globo quiser uma apresentadora de cabelos brancos no ar’. A resposta veio 17 meses depois, nesta sexta-feira (09)”.

O jornalista desenvolve o raciocínio, citando outros casos: “Não, a Globo não quer uma apresentadora de cabelos brancos no comando de um de seus principais telejornais. Seguindo uma tendência que afeta mais as mulheres do que os homens, Sandra foi substituída por uma jornalista mais jovem, a talentosa Maria Julia Coutinho, de 40 anos. A questão da idade e da aparência das apresentadoras de telejornal da emissora é um tema que frequenta os bastidores e, com frequência, vem à público. Já a idade dos homens que comandam telejornais não é algo que seja tratado, ao menos publicamente. Em junho de 2016, Mariana Godoy me disse, numa entrevista, que as mulheres enfrentam muita dificuldade para seguir apresentando programas depois dos 45 anos. ‘Saí da Globo para antecipar a nota de corte’, revelou. Fátima Bernardes deixou de apresentar o ‘Jornal Nacional’ em dezembro de 2011. Foram 14 anos na bancada. Ela tinha 49 anos quando saiu rumo ao entretenimento (no ano seguinte, estreou o seu programa matinal na Globo). Outro nome sempre lembrado é o de Carla Vilhena, que deixou de apresentar telejornais na Globo em 2013, aos 46 anos. Em 2018, ela se afastou da emissora para seguir uma carreira independente. Carla nunca disse que a idade afetou a sua trajetória na Globo, mas reclamou que sofria pressão para cortar o cabelo. Uma semana antes da saída de Sandra do ‘Hoje’, a Globo promoveu a transferência de outra veterana, Isabela Scalabrini, de 62 anos. No comando do ‘MG1’, da Globo Minas, havia 21 anos, a jornalista agora se dedicará a reportagens especiais. Ela foi substituída por Aline Aguiar, uma jovem talentosa, que atuava na emissora, como repórter, desde 2011”.

“Diferentemente do que ocorre na teledramaturgia, que exige papeis de acordo com a aparência física, a questão da idade não deveria influenciar na escolha de apresentadores de telejornais”, completa.

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por