Tenor Jean William é insultado na internet por ter nome que lembra Jean Wyllys

O tenor e cantor paulista Jean William
Imagem: Divulgação

Reportagem de Leonardo Rodrigues no UOL informa que o paulista Jean William é um dos talentosos e promissores nomes da cena erudita brasileira. Apadrinhado pelo maestro João Carlos Martins, já cantou para o papa Francisco, para o príncipe Albert 2º de Mônaco, além de ter subido em palcos da Europa e Estados Unidos, incluindo o famoso Avery Fisher Hall, no Lincoln Center, em Nova York. Aclamado, ele só não esperava virar notícia por causa de política. Mas foi o que aconteceu. Jean, por coincidência, utiliza um nome artístico semelhante ao do ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), desafeto do presidente Jair Bolsonaro e que abandonou o cargo e o país após ser ameaçado de morte na internet.

De acordo com a publicação, a avalanche de insultos também resvalou no tenor. “As ofensas que já recebi na internet são inúmeras, centenas. As pessoas me marcam ou mandam mensagens. São agressões verbais que deixariam chocadas qualquer pessoa”, diz ao UOL Jean William, que não vê problema em ser confundido com o quase homônimo –desde que não seja desrespeitado. Após as eleições presidenciais, em um episódio que ganhou manchetes no ano passado, Jean foi pego de surpresa no Congresso quando, convidado para cantar o Hino Nacional na cerimônia de 30 anos da Constituição, ouviu o nome “Jean Silva” ser anunciado nos alto-falantes de Brasília. Segundo a casa, a mudança ocorreu apenas porque é praxe apresentar convidados pelo primeiro e últimos nomes. Mas nos bastidores a conversa era outra: em voz alta, a fonética poderia causar constrangimento em Jair Bolsonaro por aludir a Jean Wyllys, um de seus mais contundentes críticos.

“Eu realmente não sabia de nada. Foi um choque para mim. Fui convidado muito antes das eleições para fazer essa apresentação. Aí, no momento de ser apresentado, me deparei com meu nome sendo mudado”, relembra o tenor. “Foi uma surpresa total, assustador. Na hora, fiquei sem reação, mas não comento muito o assunto. Preferi deixá-lo morrer, porque é algo problemático”. Jean William não conhece nem nunca se encontrou com Jean Wyllys, mas se compadece com o caso do ex-deputado, que hoje vive na Alemanha. O tenor se afirma apartidário e, preocupado com o extremismo político e os rumos do Brasil e do mundo, prefere mirar em valores democráticos, completa o portal.

Categorias
Gente
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por