Youtuber Henry Bugalho sobre censura de seu livro: “preocupante ver o governo intimidando pessoas”

Henry Bugalho. Foto: Reprodução/YouTube

De Stefani Costa no Brasil247.

O escritor Henry Bugalho foi um dos convidados do Conexão Lisboa desta semana, ao lado do editor da Kotter Lisboa, Marcos Pamplona. Henry falou sobre a censura que sofreu com o seu novo livro, que sairia no final deste ano em parceria com Heloísa de Carvalho (filha do guru do governo Bolsonaro, Olavo de Carvalho).

O material, que já estava praticamente pronto para ser publicado, foi suspenso pela editora depois de uma ‘ameaça comercial’ feita por parte do Ministério da Educação (MEC), um dos maiores compradores de livros do país.

(…)

Depois do ocorrido, a Editora 247 e a Kotter Editorial farão a publicação e distribuição do livro. Ainda não há uma data oficial de lançamento, mas a previsão é que o material esteja disponível para venda já no primeiro trimestre de 2020.

“É preocupante quando você vê o governo intimidando pessoas. Uma coisa é você ter uma empresa, por exemplo, um jornal. O jornal vai lá e, por uma decisão editorial, resolve não publicar uma matéria por seguir certo viés. É uma empresa decidindo o que ela quer fazer. Quando você tem o governo impondo o que você pode ou não fazer, isso é de fato a censura, que a gente tem medo. Uma censura de um governo reacionário, ultraconservador, um governo completamente insano em alguns quesitos e que agora tem terraplanistas na Funart”, completou.

(…)

LEIA MAIS – Livro do youtuber Henry Bugalho é censurado pelo MEC de Bolsonaro

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por