Bolsonaro perde processo para Marcelo Tas

Marcelo Tas. Foto: Divulgação

Alexandre Leoratti no site Jota informa que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), teve uma ação julgada improcedente na Justiça de São Paulo contra o jornalista e apresentador Marcelo Tas para que ele se abstivesse “de voltar a usar adjetivos como racista e homofóbico, ou similares” para qualificá-lo, sob pena de multa de R$ 10 mil a cada vez que fizesse isso. O presidente também pedia na ação uma condenação de R$ 20 mil por danos morais por uma entrevista que Tas concedeu ao jornalista esportivo Rica Perrone.

De acordo com a publicação, a juíza Mariana de Souza Neves Salinas, da 31ª Vara Cível da Comarca de São Paulo, entendeu que Marcelo Tas exerceu o seu direito de livre manifestação e pensamento ao criticar o então deputado federal. Na entrevista, quando Tas contava a fase de aceitação ao receber a notícia de que seu filho é trans, afirmou também que era importante discutir o assunto “porque tem muitos estúpidos aí, homofóbicos, alguns até tentando ser candidato a cargos importantes”. Na inicial do processo, a defesa de Bolsonaro dizia que os trechos da entrevista “transcritos evidenciam o preconceito do réu, que tem a pretensão de saber o que os outros pensam, independentemente do que dizem”.

O presidente afirmava que “é um paradoxo ter sido acusado de preconceituoso pelo réu, na mesma entrevista em que ele próprio (o réu) reconhece ser preconceituoso, e afirma ter sido preconceituoso com o próprio filho Luc, quando este lhe disse ser bissexual”. Para a juíza que julgou improcedente a ação de Bolsonaro, não há que se falar em ofensa ou em vida privada do então candidato à presidência. Os comentários feitos pelo jornalista, segundo a magistrada, foram feitos em linguagem informal, descontraída e coloquial, completa o site.

Categorias
Gente
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por