Como discutir feminismo sem ser um babaca. Por Larissa Bernardes

Homem feminista?

De tempos em tempos a discussão sobre o papel do homem no feminismo vem à tona.

Entre revoltados que sentem que perderam espaço e homens que realmente querem contribuir, fica difícil encontrar um meio-termo e o que era para ser conciliação, vira “ruga” – parafraseando o ilustríssimo ministro Sergio Moro.

Escrevi este texto pensando em você, homem, que tem interesse em contribuir com a luta das mulheres, mas ainda não sabe direito como.

Então, “chega mais”, que estas dicas vão te ajudar a ser de fato prestativo sem desrespeitar as mulheres durante discussões.

Nem tudo é sobre você

Se você conversa com mulheres feministas, com certeza já deve ter ouvido alguma reclamando do cara que fica “ah, mas nem todo homem…”. Sim, nós sabemos que não é todo homem, mas o machismo é um sistema, não se trata de atitudes específicas de indivíduos específicos. Se você não se enquadra na reclamação da moça, não tem porque se ofender.

Escute e entenda seu lugar

Nem tudo é sobre você, mas às vezes é sim. Se uma mulher te chama atenção por alguma atitude machista, escute, compreenda, se desculpe. Se você é uma pessoa razoável, certamente não concorda que um branco diga a um negro o que é racismo. Então, por que seria ok um homem dizer a uma mulher o que é machismo?

Se quiser participar de uma discussão sobre feminismo, estude o assunto. Nós estudamos, nós lemos materiais feministas o tempo todo. Fatos e dados são completamente diferentes de opinião. Aprenda com as mulheres da sua vida. Elas, na certa, têm muito a ensinar.

Não tente ditar quais são as prioridades do movimento

Se você estudou bastante, provavelmente se sentirá apto a dar contribuições sobre a luta. A real, meu amigo, é que você não está na pele de uma mulher e, por isso, não vai conseguir saber de fato quais são as nossas necessidades. Então, pergunte, não imponha.

Use seus privilégios em prol da causa

Não adianta nada um homem que entenda o feminismo, se ele não usar isso em favor das mulheres.

Chame atenção daquele seu amigo machista. Proteja sua amiga que bebeu demais na balada. Não compartilhe aquele nude que seu colega mandou no grupo do WhatsApp. Pare de rir de piadas machistas.

É complicado se posicionar, principalmente em um meio masculino, nós sabemos. Mas pense no quanto é difícil para as mulheres viverem em um mundo desse jeito.

Esteja atento às suas próprias atitudes

Ao lavar a louça em casa, você não está “ajudando” sua mãe ou esposa. Tarefas domésticas não são obrigação só das mulheres. Pare de chamar aquela sua ex de “louca”. Lembre-se que você também é responsável pelos métodos contraceptivos. Não interrompa uma mulher enquanto ela estiver falando. E, óbvio, não é não, silêncio também é não. Só sim é sim.

Pode parecer chato, cansativo, mas são atitudes pequenas que farão uma diferença enorme na vida das mulheres que convivem com você.

Categorias
Destaque
Larissa Bernardes

Editora. Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Relacionado por