Escritor Albert Camus conheceu o Brasil há 70 anos e data inspira ciclo de eventos no nosso país

O escritor francês Albert Camus em foto tirada em 17 de outubro de 1957, pouco depois de ele ter sido anunciar ganhador do Nobel de literatura (Foto: Stringer/AFP)

Reportagem de Claudio Leal na Folha de S.Paulo informa que o Brasil não despertou o amor súbito do escritor franco-argelino Albert Camus. Em 15 de julho de 1949, costeando o Rio de Janeiro a bordo do navio Campana, ele murchou ao ver “um imenso e lamentável Cristo luminoso”.  Febril, gripado e com ideações suicidas, suspeitando do retorno da tuberculose, Camus viajou pela América do Sul entre julho e agosto de 1949, num roteiro que abrangia Rio de Janeiro, Recife, Olinda, Salvador, São Paulo e Porto Alegre, cidades merecedoras de relatos mais polpudos do que as paradas em Montevidéu, Buenos Aires e Santiago. Os diários revelam o estado depressivo de Camus nas jornadas de conferencista a soldo do ministério francês das Relações Exteriores.

De acordo com a publicação, na bagagem literária, ele já contava com as obras-primas “O Estrangeiro”, de 1942, e “A Peste”, de 1947.
Os 70 anos da viagem de Camus ao Brasil serão celebrados num ciclo de eventos aberto com a leitura da conferência “O Tempo dos Assassinos”, a ser conduzida pelo ator Tony Ramos no Sesc Consolação, em 20 de agosto.

Nesse dia, será lançado pela editora Record o livro “Camus, o Viajante”, organizado pelo crítico Manuel da Costa Pinto. A partir do dia 21, na Casa das Rosas, a exposição “Camus: Um Estrangeiro no Brasil” reunirá fotografias do acervo familiar do escritor, completa a Folha. Confira os eventos:

20/8, às 20h, no Sesc Consolação – r. Dr. Vila Nova, 245
Tony Ramos lê a conferência “O Tempo dos Assassinos”, com lançamento do livro “Camus, o Viajante” (ed. Record). Retirada do ingresso na bilheteria uma hora antes

21/8, às 19h, na Casa das Rosas – av. Paulista, 37
Abertura da exposição fotográfica “Camus: Um Estrangeiro no Brasil”. Até 27 de outubro. Grátis

22/8, Cine Petra Belas Artes
“Ciclo Camus” apresenta filmes inspirados na obra do escritor: “O Estrangeiro“ (1967), de Luchino Visconti; “O Primeiro Homem” (2012), de Gianni Amelio; e “Longe dos Homens” (2014), de David Oelhoffen

22/8, às 19h. Livraria da Travessa de Ipanema – r. Visconde de Pirajá, 572, Rio de Janeiro
Debate sobre a visita de Camus ao Brasil com Mateus Baldi, Arthur Dapieve e Alvaro Costa e Silva

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por