Fábio Porchat, integrante do Porta dos Fundos e ateu, diz como Jesus Cristo o transformou em humorista

Fábio Porchat como Jesus Cristo em especial de Natal do Porta dos Fundos disponível na Netflix. Foto: Divulgação/Netflix

Vinícius Andrade do site Notícias da TV informa que Fábio Porchat já interpretou Jesus Cristo em diferentes vídeos do Porta dos Fundos. Todas as esquetes e especiais foram escritos por ele mesmo, que, apesar de ateu, admitiu ser um estudioso de religião e ter grande interesse pelo tema. O filho de Deus, inclusive, teve papel fundamental na decisão do ex-Record de virar ator e humorista. “Eu fiz primeira comunhão, mas nem lembro. Sempre questionei muito. Eu fazia parte do Encontro de Jovens com Cristo. Eu sou ateu, não acredito. Questionava [os dogmas] e tal, mas fazia. Vou falar uma frase agora que vão me cobrar para todo o sempre: quem me fez querer ser ator e escrever foi Jesus. Eu fico devastado com isso”, confessou Porchat em entrevista ao Conversa com Bial.

De acordo com a publicação, o Encontro de Jovens com Cristo é um evento da Igreja Católica que tem como objetivo a evangelização de jovens a partir de 14 anos. Quando teve a “revelação” de sua vocação, o humorista tinha 18 e estudava Administração e Marketing. Na época, ele aproveitou os personagens de Os Normais (2001-2003), série da Globo com Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães, para criar esquetes próprios. “O primeiro texto de Os Normais que eu fiz foi no Encontro de Jovens com Cristo, a apresentação foi na igreja. As pessoas amaram e falaram: ‘Você tinha que fazer isso, isso é muito bom’. Então, comecei a fazer, comecei a escrever. Tudo começou em Cristo. Só Jesus salva”, brincou Porchat no talk show. Após o incentivo que recebeu na reunião cristã, ele começou a levar o negócio de escrever e atuar a sério. Sua primeira grande chance de mostrar o trabalho foi no Programa do Jô, em 2002. O ator estava na plateia com seus colegas de faculdade e foi convidado ao palco para fazer a apresentação baseada em Os Normais.

“No Encontro de Jovens, eu fazia o Rui e uma menina fazia a Vani. Como no resto da minha vida eu não tinha essa Vani pra fazer do meu lado sempre, comecei a fazer tanto o Rui quanto a Vani pra mostrar pras pessoas”, explicou. A influência da religião na vida de Porchat continuou mesmo depois de seu sucesso como humorista. No Porta dos Fundos, ele já fez Jesus em esquetes –sempre com muitas polêmicas. Em 2018, interpretou o filho de Deus em um especial de Natal de 40 minutos para a Netflix. No filme, o Messias gosta de bebidas alcoólicas e não tem problemas em falar todo tipo de palavrão. “Todos os especiais de Natal do Porta que a gente fez até hoje fui eu que escrevi, e eu faço como ator também. A maioria dos textos que envolve religião, estou por trás. Eu acho muito mágica a religião. Eu estudo, eu gosto”, contou, completa o site.

Categorias
Gente
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por